quarta-feira, 27 de julho de 2011

Alugando em Hannover





Hoje vou contar um pouco de como foi o longo processo de conseguir um apartamento pra morar em Hannover, que no nosso caso, não foi nada fácil.

Assim que soubemos que viríamos pra Alemanha, começamos a olhar sites à procura de um novo cantinho.

Confesso que foi triste deixar nosso apartamento lindinho, todo mobiliado pra trás, mas ano novo, vida nova...totalmente nova!! 

A primeira dica: o Site

A melhor maneira de procurar algo em Hannover foi pelo site:


Através dele podemos selecionar bairro, número de quartos, com ou sem cozinha

Com ou sem cozinha???

Eu já procurei duas vezes apartamentos pra morar no Brasil: São Paulo e Campinas e um grande diferencial é quando encontramos armários embutidos na cozinha e quartos. 

Por aqui a grande dificuldade foi encontrar um apartamento que tivesse cozinha....pelo menos uma pia!!! Isso mesmo: PIA!! A maioria dos apartamentos que você encontra não tem cozinha, nada, simplesmente um cômodo vazio, como outro qualquer. Tudo bem, tudo bem, tem as ligações de água, esgoto e energia necessárias, mais nada.



Por que isso?
Alguns pontos são importantes pra entender:

      1)   A cozinha na Alemanha é totalmente embutida, incluindo: fogão, forno, geladeira, freezer...como vocês podem ver na foto. O que é ótimo, lindo e CARO!!!


       2)   E por ser caro, o proprietário, geralmente, não quer ser responsabilizar por qualquer dano. De acordo com algumas opiniões alemãs: é melhor cada um ter sua cozinha, assim, não tem transtorno pra ninguém.

Aí seguem algumas questões:
-       Se as cozinhas são vendidas embutidas o que fazer quando mudar de casa?: Achar uma casa onde cabe a sua cozinha ou vender pro próximo inquilino
-       Se a maioria do pessoal que procura apartamento pra alugar quer cozinha, por que não investir na cozinha e ter o apartamento sempre alugado?
Um dia espero encontrar respostas....

Quantos quartos??

Na Alemanha você faz a busca pelo apartamento por Zimmer (que não quer dizer nem quarto, nem cômodo...afinal, cozinha e banheiro não entram nessa contagem).
Bom, nós queremos um apartamento com sala, cozinha, banheiro e dois quartos, ou seja, 3 Zimmer = 1 sala + 2 Quartos.

Distribuição dos Cômodos

Na maioria dos apartamentos você vai encontrar um corredor logo na entrada ou um hall, dificilmente a entrada será direto na sala, pois, lembrem-se que a sala é um Zimmer, isso quer dizer que ela tem uma entrada específica. Até aí tudo bem!

Suíte??? É luxo por aqui! Banheiros normalmente não estão no lugar mais lógico, dentro ou perto do quarto. Você pode encontrar banheiro no lado totalmente oposto, ou seja, vc sai do quarto, vai pro corredor, que passa pela sala, pela cozinha e então chega ao banheiro!!

O Processo

Quando você acha que encontrou o apartamento ideal, num bairro legal, com cozinha, 3 Zimmer e que precisa somente entrar em contato, visitar e fechar o contrato, se enganou. 

O próximo passo é entrar em contato pra descobrir o dia que o apartamento estará disponível pra visitar, afinal é você que está buscando, certo? Assim eles agendam uma data e hora para que todos os interessados possam ir, visitar e preencher o formulário “Selbstauskunft” – que nada mais é do que uma ficha com seus dados, onde trabalha e quanto ganha!!

Você curte o apartamento, e fica olhando todas aquelas pessoas visitando junto com você, e fica pensando: tanta gente assim querendo um apartamento pra morar em Hannover....desse jeito não vou encontrar um lugar pra morar tão cedo!!! O que não foi mentira!!
No fim, preenche a ficha e vai embora!

Objetivo desse processo: com todas as fichas do interessados em mãos o proprietário pode decidir quem ele quer que more no apartamento dele – se prefere uma pessoa que pretende ficar pouco tempo, se prefere casal com criança - pode ser que tenha um play ground no prédio e realmente ele dê prioridade para crianças.

A Entrevista:

Sim...fizemos uma entrevista pro proprietário nos conhecer.... e não passamos!!!!
Parecia que já íamos alugar: se queríamos mudar o piso, se teremos filhos, o que fazer no caso de algum problema no apartamento etc.....
Eles devem ter escolhido algum alemão pra morar, certeza!!!




Fim da História:


Por fim encontramos nosso apartamento!! Lindo, 2 quartos, sala, banheiro - perto dos quartos - cozinha embutida, sacada!!


Quem serão os primeiros a nos visitar, hein??? Estamos esperando!



Um super beijo



Um comentário: